O presidente Lula anunciou, esta semana, a criação de 100 novos institutos federais no Brasil, o que significa mais 140 mil vagas nessas escolas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Os 100 novos IFs vão beneficiar os 26 estados e o Distrito Federal. Para São Paulo, serão 12 unidades (confira a lista abaixo), sendo duas na capital. O deputado Alencar Santana (PT-SP) participou do evento com o presidente Lula e comemorou o anúncio.
“Essa é uma grande notícia para o Brasil, é um investimento no presente e no futuro, especialmente para a nossa juventude, que terá mais oportunidades de educação pública, gratuita e de qualidade, para desenvolver o seus talentos e aptidões técnicas e intelectuais”, diz o parlamentar.
“A meta do governo Lula é chegar a mil institutos federais, que levam educação técnica e profissionalizante para bairros periféricos das grandes cidades e para cidades pequenas e médias do interior do país. Esse é um governo que se preocupa com a educação, que aposta e investe no presente e no futuro da juventude. Esse é o projeto do PT para o Brasil, que é o que queremos para Guarulhos também”, explica Alencar Santana, que é pré-candidato a prefeito na eleição de outubro.
O investimento total do governo federal nessa ação será de R$ 3,9 bilhões e também contempla melhorias em unidades já existentes. Entre 1822, ano da independência, e 2002, o Brasil criou 140 institutos federais, antigamente conhecidos como escolas técnicas. Nos 14 anos dos governos Lula e Dilma (2003 a 2016), foram criados 542 institutos federais. Entre 2017 e 2022, durante os governos Temer e Bolsonaro, nenhum novo instituto foi criado. Agora, com Lula de volta à presidência, foram anunciadas mais 100 unidades, o que vai deixar o país como 782 IFs.
Guarulhos no próximo anúncio
Segundo Alencar Santana, a prioridade desse lote foram cidades do interior e bairros periféricos muito populosos onde ainda não existem IFs. No próximo ano deve ser anunciado outro lote de institutos e Guarulhos poderá receber uma nova unidade ou ser beneficiada com a ampliação do IFSP que já funciona na cidade. “A nossa luta é pela criação de um instituto na região do Pimentas, mas também pela ampliação do IFSP da Vila Rio de Janeiro. O presidente Lula olha com muito carinho para Guarulhos e tenho confiança que seremos contemplados com isso muito bem breve”, acredita Alencar.
Confira a lista dos novos 12 institutos federais para o estado de São Paulo:
📍 Cidade Tiradentes (zona leste)
📍 Jardim Ângela (zona sul)
📍 Carapicuíba
📍 Cotia
📍 Diadema
📍 Franco da Rocha
📍 Mauá
📍 Osasco
📍 Ribeirão Preto
📍 Santos
📍 São Vicente
📍 Sumaré





