O FBI e a polícia de Highland Park, nos Estados Unidos, prenderam um suspeito de ser o autor do ataque que deixou seis mortos e 24 feridos num.desfile de comemoração do dia da independência.
O homem é Robert “Bobby” E. Crimo 3º, de 22 anos. O ataque ocorreu por volta das 10h15 do horário local (às 12h30 no Brasil), 10 minutos após o início do evento.
O atirador teria disparado com um fuzil contra as pessoas que participavam da comemoração depois de subir no teto de uma loja por meio de uma escada na lateral do edifício.
Se acordo com informações da polícia local, cinco pessoas morreram no local e uma pessoa morreu no hospital após sofrer ferimentos graves.
Enquanto o suspeito estava foragido, os moradores foram orientados a ficar em casa e entrar em contato com seus familiares para garantir que todos estejam seguros.
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falou sobre o ataque em um evento na Casa Branca. Biden afirmou que as comemorações de 4 de julho ocorrem em um “momento crítico, quando podem existir razões para pensar que este país está retrocedendo”.
“Sei que pode ser cansativo e perturbador, mas vamos superar tudo isso”, disse Biden.
O governador do Estado do Illinois, Jay Robert Pritzker, disse que ataques a tiros viraram “uma tradição americana semanal”.
“Existirão pessoas que vão dizer que hoje não é o dia, que agora não é a hora de falar sobre armas. Estou dizendo a vocês que não existe melhor dia ou melhor hora do que aqui e agora”, declarou Pritzker.
No mês passado, a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que restringe a venda de armas no país. As novas medidas impediriam a venda de armas semiautomáticas para menores de 21 anos, além de proibir carregadores de grande capacidade.
Apesar de lamentar o ataque, o presidente americano em tom mais otimista, fez um “chamado para que a América avance com ousadia e sem medo”.
Já o governador de Illinois, J.B. Pritzker, em sua conta no Twitter, pediu que a população reze “pelas famílias que foram devastadas pelo mal desencadeado nesta manhã”.
O governador também criticou a violência armada no país. “Nós nos manteremos firmes com os moradores de Illinois e os americanos: devemos – e vamos – acabar com essa praga de violência armada”, escreveu.
A prefeita de Highland Park, Nancy Rotering, disse que as celebrações de 4 de julho foram canceladas e pediu para que as pessoas evitassem o centro da cidade.
“Em um dia em que nos reunimos para celebrar a comunidade e a liberdade, estamos lamentando a trágica perda de vidas”, disse Rotering.
A tragédia em Highland Park é o terceiro ataque a tiros nos Estados Unidos em 2022. Os outros dois ocorreram em Uvalde, no Texas, e em Buffalo, no Estado de Nova York.