quarta-feira, setembro 10, 2025
Publicidade
InícioArujá3º Desfile Ecológico de Arujá celebra 203 anos da Independência do Brasil...

3º Desfile Ecológico de Arujá celebra 203 anos da Independência do Brasil com diversidade ambiental, empreendedorismo e lazer

A Prefeitura de Arujá realizou neste domingo (7/9), na Praça do Coreto, o 3º Desfile Ecológico da cidade, que este ano destacou o tema “Biomas Brasileiros”. O evento organizado pela Secretaria do Meio Ambiente, com apoio da Educação, celebrou a Independência do Brasil com ato cívico, diversidade ambiental, programação cultural e Feira do Empreendedor. Prestigiaram a solenidade, o prefeito Luís Camargo, o Dr Camargo, o vice-prefeito Rodolfo Ribeiro, a primeira-dama Clau Camargo, a presidente da Câmara Municipal, Cristiane Araújo, secretários da gestão pública, autoridades dos poderes executivo e legislativo local e representantes do Lions Clube de Arujá.

A proposta do desfile, com a temática “Biomas Brasileiros”, teve como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e a diversidade natural do país, unindo o civismo do Dia da Independência à educação ambiental.

“É muito importante a gente lembrar o que foi a Independência do Brasil, que surgiu por questões econômicas, no sentido de que não podemos nos sujeitar aos mandos e desmandos de outras nações e temos que ter a nossa identidade, o que passa pela questão da ecologia, porque no nosso país, maior pulmão do mundo, temos que pensar sempre num crescimento ordenado e num desenvolvimento econômico sustentável”, disse o prefeito Dr Camargo.

A cerimônia do ato cívico, promovida pela prefeitura em parceria com a Câmara Municipal e o Lions Clube, contou com as participações da Elite Cívica da Juventude de Arujá (Guarda Mirim), no hasteamento das bandeiras, e da Fanfarra Municipal na execução do hino nacional. Na ocasião, o público presente também cantou o hino da independência e prestigiou apresentações dos Escoteiros e do Clube Desbravadores Jaspe-Constelação.

Posterior ao ato cívico, a Guarda Mirim deu início ao desfile pela, seguida pela Fanfarra, Escoteiros, Clube Desbravadores, Ordem Internacional do Arco Íris e veículos que prestam serviços no município. Entre eles, veículos do Meio Ambiente, Patrulha Ambiental, Guarda Civil Municipal (GCM), Bombeiros, Defesa Civil, Ambulância Rota da Vida, Trânsito, Serviços e Coleta Seletiva.

Em um efeito surpresa, a Escola de Samba Quilombo, do bairro da Saúde (zona sul de São Paulo), com presença do rei e da rainha do Carnaval de Arujá 2025, levou muito samba no pé e energia para o desfile da Corte de Misses de Arujá, ginastas Centro União/Habib Tanuri, Centros de Convivência da Criança e do Adolescente e Escolas Municipais Isabela Pavani e Marisa Aparecida Pendeza.

Biomas Brasileiros
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, o Brasil é formado por seis biomas: Amazônia (caracterizado pela vasta floresta tropical), Caatinga (região semiárida com vegetação adaptada à seca), Cerrado (possui grande diversidade de flora), Pantanal (maior área úmida do mundo), Mata Atlântica (floresta costeira com grande diversidade biológica) e Pampa (bioma de campos no sul do país).

No 3° Desfile Ecológico de Arujá, a Escola Municipal Isabela Pavani, que retratou o bioma Mata Atlântica, foi a primeira a ganhar a avenida, seguida da Escola Marisa Aparecida Pendeza (Pampas), CCCA Mirante (Caatinga), CCCA Barreto (Amazônia) e CCCA Centro (Arujá), reforçando a biodiversidade local e o título de Cidade Natureza.

“Nosso objetivo com o tema deste ano foi resgatar o discurso ambiental, cada vez mais importante nos tempos atuais, além de provocar a nossa população para que todos possam entender mais sobre os tipos de fauna e flora que temos no nosso município, junto com a denominação de Cidade Natureza”, destacou o secretário de Meio ambiente, Juvenal Fernando Penteado.

Partindo para o término das festividades, a Banda Sinfônica Municipal fez uma linda apresentação em meio a um repertório que passou por canções como Carry on Wayquard son (voltada ao apelo da perseverança), um hit mix de Michael Jackson e Lion King (Rei Leão).

O encerramento do Desfile Ecológico de Arujá 2025 ocorreu com a entrega de troféus às participantes, após o concurso de fantasias julgado por secretários da prefeitura, que revelou o CCCA Barreto como a grande campeã, ou melhor, tricampeã.

“Um orgulho para toda a nossa equipe, que merece essa conquista pela união, engajamento de cada um, principalmente graças ao apoio das mães, professores de artesanato, desenho e pessoal da Frente de Trabalho”, disse a diretora do CCCA Barreto, Elisangela Eugenia Rachoni Lopreato.

A campeã ganhou os jurados com a criatividade na produção das fantasias que incluiu uma cobra feita de CDs, Oca de esteira de praia com enforca gato (abraçadeira de nylon), penas dos cocares indígenas produzidas de papel sulfite.

Balanço e infraestrutura
O 3º Desfile Ecológico de Arujá 2025 contou com mais de 500 participantes (servidores e alunos), sem contar as equipes técnica e de apoio, compostas por membros de todas as Secretarias da gestão. Além de celebrar o Dia da Independência do Brasil, a diversidade ambiental, e reforçar a importância dos ecossistemas, a organização do Desfile Cívico Ecológico 2025 disponibilizou toda uma infraestrutura complementar.

Nesta data especial, a Praça do Coreto recebeu brinquedo pula pula, que fez a alegria dos pequenos e pequenas, houve distribuição de pipoca Arco Íris, espaço de gastronomia, brechó Pechinshop com modas masculina e feminina e Feira do Empreendedor (organizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico) com muita arte, artesanato, delícias da roça, perfumes, atividades ambientais e entrega de giz de cera mini e folheto de caça-palavras, labirinto, jogo dos sete erros, tudo voltado à conscientização ambiental.

Contribuíram com a realização das festividades em comemoração ao 7 de setembro em Arujá as empresas Renova, Grupo Itaquareia e Lions Internacional.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES