O tradicional site de buscas Google já se sente ameaçado por redes sociais como Tik Tok e Instagram, pela concorrência do YouTube, bem como no segmento de uso para buscas e mapas, onde a plataforma antes campeã absoluta, bem perdendo usuários para essas outras plataformas.
Durante um discurso na conferência Fortune Brainstorm Tech, o Vice-Presidente Sênior e Chefe de Conhecimento e Informação Organizacional do Google, Prabhakar Raghavan, disse que os usuários mais jovens tem buscado cada vez mais informações em plataformas como Instagram e Tik Tok, ao invés de usar a busca no Google ou o Google Maps.
“Estamos aprendendo repetidamente que os novos usuários da Internet não têm as expectativas e mentalidades com as quais estamos acostumados. As perguntas que eles fazem são categoricamente diferentes. De acordo com nossa pesquisa; quase 40% dos jovens não usam mapas ou pesquisas no Google; quando eles estão procurando um lugar para jantar. Eles acessam o TikTok ou o Instagram”, afirmou Raghavan.
Os dados foram confirmados pelo Google ao TechCrunch, que apontou que os números são resultado de um estudo com usuários dos Estados Unidos entre 18 e 24 anos. Além disso, um executivo do Google apontou que os jovens preferem “formas visualmente ricas” ao fazer pesquisas, e que como pessoas dessa idade não tiveram contato com mapas de papel, eles não atimgem suas expectativas.
Desta forma, o Google tem buscado incrementar seus serviços com realidade aumentada, modos 3D e outros elementos que possam atrair a atenção dos jovens dessa faixa etária que vem abandonando as buscas no Google.
Além disso, o Google também tenta fazer negociações com os proprietários de redes sociais para que seu sistema de buscas possa compor conteúdos do Instagram e TikTok.