Depois de mais de uma década marcada por desafios, paralisações e retomadas, o Rodoanel Mário Covas – Trecho 1 Norte começa a se tornar realidade.
O Governo do Estado de São Paulo entregou nesta segunda-feira (22) um dos mais aguardados projetos de infraestrutura viária, com impacto direto para Arujá e toda a Região Metropolitana.
Neste momento, foi inaugurado o trecho que liga a Rodovia Presidente Dutra (BR-116) à Rodovia Fernão Dias (BR-381), passando por Guarulhos, com cerca de 25 km de extensão, três faixas por sentido, além de túneis, pontes e viadutos.
A nova ligação vai retirar milhares de caminhões das Marginais Tietê e Pinheiros, oferecendo uma alternativa mais segura, rápida e eficiente para o transporte de cargas, aliviando o trânsito urbano e melhorando a logística regional, com um ganho direto para Arujá, especialmente no escoamento da produção, que sente diariamente os reflexos do trânsito pesado.

A liberação total ao tráfego, conforme informou o Governo do Estado, deve acontecer nesta terça-feira (23) e a conclusão completa do Trecho Norte, com a ligação ao Rodoanel Oeste, está prevista para 2026, quando o anel viário da capital estará finalmente 100% concluso.
Para o prefeito Luis Camargo, a entrega do Rodoanel Norte, em Arujá, marca um momento histórico para a infraestrutura paulista. “Após 13 anos do início das obras, o Governo do Estado de São Paulo inaugurou 25 km do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas, ligando as rodovias Fernão Dias e Presidente Dutra, no trecho que passa por Arujá. A partir de agora, a região passa a contar com uma nova logística de mobilidade e desenvolvimento”, afirmou.
O chefe do Executivo Municipal completou que, quando totalmente concluído, o Rodoanel Norte terá 44 km de extensão, conectando Arujá, Guarulhos e São Paulo, com previsão de finalização completa em 2026.
O prefeito Luis Camargo ressaltou: “Nossa cidade, que vive um ciclo consistente de crescimento e saltou de 5 mil para 17 mil CNPJs nesta gestão, dá agora um passo decisivo rumo a um novo patamar de desenvolvimento, somando-se a projetos estruturantes como o Hospital Geral de Arujá, a duplicação da SP-86 e, em breve, o Corredor BRT Metropolitano, que atenderá Arujá, Poá, Itaquaquecetuba e Ferraz de Vasconcelos, com redução de cerca de 30% no tempo de viagem de ônibus”.
Ele acrescentou que o Rodoanel Norte é um “divisor de águas” para Arujá, para o Alto Tietê e para toda a Região Metropolitana, gerando mais mobilidade, competitividade e oportunidades.
“Para Arujá, o impacto é ainda mais transformador. O Rodoanel Norte reduz a dependência da já congestionada Rodovia Presidente Dutra, facilita o escoamento da produção, diminui custos logísticos e abre definitivamente as portas para novos investimentos, indústrias e empreendimentos”, reforçou o vice-prefeito Rodolfo Machado.
Confira o que muda na prática:
✔️ Retirada de milhares de caminhões das marginais Tietê e Pinheiros
✔️ Mais fluidez no trânsito regional
✔️ Conexão direta de Arujá à Fernão Dias e ao Terminal 3 do Aeroporto Internacional de Guarulhos
✔️ Redução no tempo de deslocamento para trabalhadores, moradores e empresas





