A construção do Hospital Geral de Arujá, um marco para a saúde da região, segue em ritmo acelerado, com a conclusão da quarta laje e o início da montagem da estrutura para o quinto e último pavimento e em visita técnica ao equipamento, na tarde desta sexta-feira (26), o secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, garantiu o apoio do Estado.
A visita técnica ao hospital, que fica localizado na Rua Major Benjamin Franco, esquina com a avenida Renova dos Santos, Centro, contou, além da vinda do secretário de Estado, da presença do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, que foram acompanhados pelo prefeito Luis Camargo, o Dr Camargo, a primeira-dama Clau Camargo, o vice-prefeito Rodolfo Machado, o secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis, além dos secretários de Obras do município (Souzão), de Planejamento (Marco Valdanha), de Governo (Abelzinho), demais secretários, a Câmara Municipal e a Imprensa. Todos puderam verificar, de perto, o progresso do empreendimento vital para a cidade.
O projeto, que foi iniciado pelo Prefeito Luis Camargo em sua primeira gestão, representa um dos primeiros e mais significativos atos da gestão. A construção do Hospital Geral de Arujá não é apenas um avanço na infraestrutura de saúde, mas também um “motor” de desenvolvimento econômico para o município, visto que estão sendo gerados 500 empregos diretos e indiretos durante a fase de construção. Uma vez inaugurado, o hospital tem a expectativa de criar 600 empregos diretos e cerca de 1.000 empregos indiretos, impulsionando a economia local.
Com uma estrutura moderna e cinco pavimentos, o Hospital Geral de Arujá contará com capacidade de 100 leitos. O equipamento está projetado para atender diversas especialidades médicas, incluindo Psiquiatria, Cirurgia Geral, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Ortopédica, Urologia, Cirurgia Vascular e Cardiologia com cateterismo. A meta é realizar cerca de 450 cirurgias por mês, oferecendo um atendimento de alta complexidade à população.
A gestão da unidade de saúde será tripartite, com uma divisão de custeio entre o governo federal, o Estado de São Paulo e a Prefeitura de Arujá. Da parte do Estado, o secretário Eleuses Paiva ressaltou que o governo estadual irá sim enviar recursos ao Hospital Geral de Arujá. “O compromisso do governador Tarcísio, desde o seu primeiro dia de governo, foi investir na saúde. Aqui, no Alto Tietê, junto com o deputado André do Prado, temos compromisso com essa região e, portanto, de sermos parceiros também nessa empreitada do prefeito. Nada mais justo do governo do Estado apoiar esse empreendimento e ajudar. Portanto, vai ter essa parceria e, mais do que isso, estávamos já avaliando o perfil do hospital para fazer um cálculo do custeio (de manutenção)”, assegurou.
A obra será entregue em 2026, cujo prédio terá cinco pavimentos e mais 10 mil metros quadrados de área construída.