A iniciativa tem o objetivo de melhorar a oferta do serviço de mamografia e diminuir o tempo de espera para realização exame, além de investir na saúde da mulher.
Nesta quinta-feira (10/03), foi realizado o evento de entrega da Sala de Mamografia, em Santa Isabel. A ação faz parte das celebrações do Dia Internacional da Mulher e tem o objetivo de melhorar a oferta do serviço de mamografia e diminuir o tempo de espera para o exame.
A compra do mamógrafo foi efetuada por meio de uma emenda parlamentar da Deputada Federal Kátia Sastre, no valor de R$ 250 mil. O novo aparelho é mais moderno e a qualidade do exame é melhor, e isso permite que o diagnóstico seja ainda mais preciso.
Segundo a prefeitura, o espaço da Sala de Mamografia recebeu diversas adaptações. Foi necessário passar barita nas paredes, para criar uma barreira de proteção e bloqueio da radiação. Portas de madeira com chumbo e plumbíferas também serão colocadas.
Já para operar as máquinas e fazer atendimento ao público feminino, um profissional especializado também será disponibilizado.
O serviço de mamografia antes era executado em parceria com a Santa Casa de Misericórdia de Santa Isabel, ou com unidades de saúde de outras cidades. Agora o município também passará a atender a demanda, na Unidade Básica de Saúde II – Dr. Francisco Pedreira Ribeiro, localizada na Avenida Brasil, 822, bairro Cruzeiro.
O governo municipal reforça que é o investimento no setor de saúde é sempre prioridade. Com a nova Sala de Mamografia, será promovido melhoras no atendimento das necessidades do público feminino e também ajudará na identificação dos casos de câncer de mama logo no início, possibilitando o tratamento imediato da doença e diminuindo as chances de ocorrência de óbitos. “Estou muito feliz por entregar esse espaço tão essencial, justamente no mês das mulheres”, ressalta o prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla.