sábado, novembro 1, 2025
Publicidade
InícioGuarulhosRaio X do caos na saúde em Guarulhos

Raio X do caos na saúde em Guarulhos

HMU tem salas interditadas por invasão de água e esgoto e parte do teto desabou no hospital

A saúde em Guarulhos vem sendo um grande problema para a população há tempos, fazendo com que muitos cidadãos fiquem sem atendimento adequado e necessário, sem conseguir remédios controlados e até tendo que buscas atendimento em outros municípios.
O descaso na saúde com o guarulhense, vai desde a falta de médicos nas unidades de saúde, demora excessiva nos atendimentos, meses de espera por exames e procedimentos que tem urgência em serem realizados, passando pela falta de medicamentos nas farmácias das unidades de saúde e até interdição de salas por problemas estruturais e de conservação.
Na quinta-feira da semana passada, recebemos denúncia de que a UBS Parque Cecap não estava liberando remédios controlados por estar com sua farmácia fechada devido a falta de funcionários no setor.
A reportagem do JM Metrópole foi até a UBS Parque Cecap e constatou a veracidade das denúncias. Questionada uma funcionária justificou dizendo que a farmácia estava fechada devido ao farmacêutico estar em férias e que o outro profissional que poderia liberar os medicamentos teria “passado mal” e ido embora, deixando a população desatendida, desamparada, sem conseguir retirar os medicamentos.
Enquanto nossa reportagem estava no local , pôde presenciar diversos munícipes chegando ao local para retirar medicamentos e tendo que voltar pra casa sem os remédios controlados.
Uma senhora de 84 anos chegou ao local acompanhada de um familiar e também não conseguiu retirar seus medicamentos, o que causou revolta nas pessoas com tamanho descaso e irresponsabilidade da prefeitura de Guarulhos com o cidadão que muitas vezes atravessam a cidade, vindo de bairros distantes e tem que lidar com esse tremendo desrespeito e descaso do poder público municipal.
Segundo informações de funcionários a responsável pala UBS Parque Cecap seria uma senhora de nome Adriana. Ela foi procurada por nossa reportagem , mas fomos informados que a senhora Adriana estaria em reunião na Secretaria de Saúde de Guarulhos.
Questionada, a pasta responsável pela UBS Cecap até o fechamento desta matéria não se manifestou.
O HMU (Hospital Municipal de Urgências ), é um grande gargalo da saúde em Guarulhos. Lá relata-se a falta de equipamentos, falta de medicamentos, falta de médicos e outros profissionais de saúde e até a falta de insumos básicos para os atendimentos mais simples e cotidianos no hospital.
No último domingo (01), uma forte chuva caiu na cidade e a estrutura aparentemente deteriorada do HMU não resistiu. O hospital foi invadido pela água que escorria do teto, pelas lâmpadas, pelos dutos do sistema de ar condicionado e pelas paredes, o que acabou por alagar as dependências do hospital e deixando salas do HMU interditadas até a presente data. Aparte do teto de uma das salas do hospital chegou a cair e quase feriu pacientes. A prefeitura de Guarulhos justificou dizendo que a forte chuva teria entupido calhas do telhado o que ocasionou o alagamento.
Uma fiscalização surpresa do Conselho de Saúde constatou a situação de calamidade no HMU (Hospital Municipal de Urgências em Guarulhos),de acordo com informações, o esgoto teria invadido instalações da unidade de saúde após as fortes chuvas do último final de semana, além de parte do teto que desabou, conforme relatado anteriormente.
Um usuário do HMU que preferiu não se identificar, relatou o que viu no hospital.
” Estou aqui agora ho HMU, isso foi tudo agora, foi de ontem à noite pra cá, tá interditado o HMU, certo? Porta fechada, porque não tem condições, o telhado caiu todo, tá todo restrito aqui. E olha pra ver a situação que tá, entrou água de esgoto, tá horrível, horrível, horrível, e não tem condições. Aqui está o caos. Podem divulgar para todos, porque o secretário, o prefeito de Guarulhos disse que isso aqui estava tudo em ordem, estava tudo arrumado e não está. Tem água aqui para tudo que é lado, o esgoto estourou, o esgoto vazou para fora”, disse.
Ainda houve um triste e revoltante relato que chegou até nossa reportagem sobre o caos no HMU e na saúde da cidade.
“Nessa noite teve um caso de uma paciente chamada Severina, que tentou passar no HMU e não conseguiu atendimento, nem na triagem passou. Foi liberada pelo guarda e recepção e foi orientada a procurar outro serviço PA ou Upas. No trajeto teve uma pcr … chegou em óbito na policlinica PARAVENTI”, relatou um usuário do HMU.
Com tamanho caos o Conselho Municipal de Saúde de Guarulhos solicitou a intervenção no HMU para apuração devida dos fatos e garantir o atendimento minimamente digno e adequado aos pacientes que utilizam o hospital.
Questionadas, a prefeitura e a Secretaria de Saúde de Guarulhos não se manifestaram até o fechamento desta edição.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES