Dados apontam uma queda inédita nas vendas da Black Friday, fazendo com que empresas, consultorias especializadas e economistas refaçam suas projeções de vendas para o Natal.
Em comparação com as mesmas datas do ano anterior, este levantamento revelou uma retração de 23% no faturamento da Black Friday, com R$ 6,1 bilhões acumulados entre a Quinta-feira passada e o Domingo.
Alguns fatores contribuíram para que isso ocorresse, como:
As incertezas no ambiente macroeconômico;
A Copa do Mundo, pois o assunto mais comentado na Sexta-feira foi a seleção brasileira, e não as ofertas;
Alta de endividamento dos consumidores.
Segundo o Banco Central (BC), 28,7% dos brasileiros estão comprometidos com dívidas.
“Havia uma perspectiva de alta de 2,1% nas vendas deste Natal. Agora, isto pode ser revisto para baixo por conta do endividamento e do custo do crédito, conforme revelaram os dados do BC” – disse um economista.
Além disso, os preços dos eletroeletrônicos estão em alta por conta dos problemas logísticos envolvendo a China.