Os dados revelados pela pesquisa da empresa Asaas, que analisou o comportamento de mais de 130 mil consumidores, são ainda mais impressionantes: a data registrou um aumento de mais de 1.400% no volume de transações utilizando o pix como pagamento entre os dias 21 e 27 de novembro.
Outras informações
O Pix, método de pagamento instantâneo, possui 155,8 milhões de usuários cadastrados e ativos – sendo pessoas e empresas. Além disso, é disparado o meio de pagamento mais utilizado atualmente.
Vindo logo em seguida, o boleto é o segundo meio de pagamento preferido, e teve um aumento de 42% na Black Friday de 2023.
O número total de transações cresceu 325% em comparação com 2022, indicando um mercado em expansão. A adesão massiva evidencia a preferência por transações rápidas e eficientes no comércio eletrônico.
Porque isso é importante
O Pix representa cerca de 14% (R$ 4,9 bilhões) do valor total que circula no comércio eletrônico, segundo dados da plataforma Hora a Hora, da Neotrust em parceria com a ClearSale.
Além disso, a utilização do Pix traz vários benefícios para os lojistas, com custos inferiores às taxas associadas aos cartões de débito e crédito, que podem chegar a 5%, proporcionando economias relevantes para os comerciantes.