12 lousas interativas, 75 polegadas, foram adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação
A Prefeitura de Guararema deu início nesta terça-feira (07) ao processo de formação das equipes gestoras da Rede Municipal de Ensino sobre o funcionamento das lousas interativas 75 polegadas, adquiridas pela Secretaria Municipal de Educação e que, em breve, estarão em uso.
Além do uso do touch screen, a ferramenta garante acesso à internet, suporta materiais multimídia e ainda permite a criação de aulas com alto impacto visual.
Em 2022, foi feito um projeto-piloto na Escola Presidente Getúlio Vargas e os professores apoiaram o uso da ferramenta.
Entre as vantagens da lousa digital está a interatividade, que permite o maior engajamento e motivação dos estudantes, que são nativos digitais e interessados em inovação. Também possibilita a inclusão de mais recursos complementares à aula, como: jogos digitais, acesso a arquivos multimídia, trabalhos on-line colaborativos, participação de fóruns, entre outros.
Segundo dados divulgados no Censo Escolar 2020, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apenas 9,9% das instituições de ensino brasileiras são equipadas com a solução. E agora, as escolas da Rede Municipal de Guararema entram para esse seleto grupo.
O treinamento realizado nesta segunda-feira ocorreu com cerca de 30 pessoas e foi feito pela empresa fornecedora e responsável pela capacitação e suporte.
O investimento na compra das lousas digitais é parte do trabalho do prefeito de Guararema, Zé, em ofertar mais tecnologia na prestação do serviço público, em diferentes áreas, incluindo a da Educação.
“Temos o compromisso de transformarmos Guararema numa cidade ainda mais tecnológica, no quesito prestação de serviço, seja com mais serviços disponíveis de forma on-line, seja com inovações que podem aperfeiçoar esta prestação de serviço, como é o caso das lousas digitais”, explica o prefeito Zé. “Profissionais e alunos serão beneficiados com esta inovação e Guararema seguirá avançando na Educação”, complementa o prefeito.
Nos meses de fevereiro e março será oportunizada formação sobre o uso dessa importante ferramenta de trabalho para todos os professores do Ensino Fundamental.
A compra dos equipamentos também foi acompanhada pela Secretaria de Governo, Tecnologia e Sustentabilidade, especialmente nesta reta final pelo secretário Cleber Vinícius Kerchner, que, ao lado de sua equipe da SG e do prefeito Zé, esteve na abertura do treinamento realizado nesta terça-feira.





