O artista, que faleceu no ano de 2018 em decorrência de uma leucemia, concederá seu nome à praça de eventos na PL, através da iniciativa de Prof.ª Cris do Barreto (PSD) e Reynaldinho (PTB)
Uma homenagem prestada ao artista arujaense Marcos Tomé de Araújo, mais conhecido como Tomé, comoveu o Legislativo arujaense e o público presente durante a Sessão Ordinária desta segunda-feira, dia 06/11.
Tomé, falecido em 26 de dezembro de 2018, em decorrência de uma leucemia, concederá seu nome à praça de eventos locada na Avenida PL, através da iniciativa conjunta de Cris do Barreto (PSD) e Reynaldinho (PTB).
Descrito por familiares e amigos próximos como uma pessoa sonhadora, criativa e talentosa, Marcos Tomé de Araújo, filho de Celeste de Araújo e Edilson Batista, nasceu em 09 de agosto de 1996, na cidade de Arujá.
Com o nome dado em homenagem ao avô materno, Tomé José de Araújo, o artista descobriu, aos 17 anos de idade, a sua eterna paixão pelo rap – e aos vinte, três anos depois, a doença que o separaria de seu sonho.
Com um prognóstico de 15 dias de vida, Tomé lutou contra a leucemia por dois anos e, entre internações, tratamentos e períodos curtos de remissão da doença, ressignificou seu sentido de viver: até os 22, o rapper compôs diversas músicas com seu irmão, Mathias MC, e o coletivo de rap no qual integravam, o CLE Máfia, se casou e deixou um filho, Benício, na época de sua morte recém-nascido.
Vereadora autora da moção, Cris do Barreto se comoveu em tribuna ao relembrar os momentos vivenciados na companhia de Tomé – com o qual a parlamentar, juntamente de sua família, mantinha relação próxima.
“Quando ele passou por esse processo, todo mundo próximo a ele sofreu junto. E no dia 26 de dezembro, quando o perdemos, um pedaço de nós se foi junto com ele”, lamentou.
Cris ainda pontuou que sente gratidão em eternizar o nome do artista: “Para todos aqueles que, um dia, lerem o nome de Tomé e tiverem a curiosidade de saber quem ele foi, conhecerão um jovem que deixou um lindo legado na história da música e da arte de nossa cidade.”
Ordem do Dia
Ainda na Ordem do Dia, outros quatro projetos foram apreciados em plenário.
Os parlamentares acataram e aprovaram, em 2ª Discussão e votação, o PL nº 212/2023, que institui um programa de Educação para o Trânsito nas Escolas da Rede Municipal de Ensino, de autoria dos vereadores Abelzinho (PL) e Samoel Maia (Republicanos) e o PL nº 145/2023, que altera a quantidade de cargos efetivos pertencentes à administração da Secretaria de Finanças, de autoria do Poder Executivo.
Em 1ª Discussão e Votação, o PL nº 140/2023, que dispõe sobre a ampliação de vagas dos empregos públicos de Assistente Jurídico, Cozinheiro e Servente na Secretaria de Assistência Social, foi aprovado junto a uma Mensagem Aditiva – votada em única discussão.
Link da matéria completa: https://www.camaraaruja.sp.gov.br/noticias/homenagem-da-camara-ao-rapper-tome-de-araujo-comove-publico-e-marca-a-primeira-sessao-do-mes
Fotos: Imprensa CMA