Em comemoração ao 19º aniversário da Lei nº 11.340/2006, conhecida como Lei Maria da Penha, a Prefeitura Municipal, em parceria com a Guarda Civil Municipal e a Diretoria da Mulher, juntamente com a Patrulha Maria da Penha, realizou na última quinta-feira (7) uma ação de conscientização no combate à violência doméstica. A iniciativa partiu da base do Parque Rodrigo Barreto, localizada na Avenida Armando Colângelo, seguindo no trânsito, ruas e comércios e teve o objetivo de informar a população sobre a importância da lei, as formas de denunciar e a proteção às mulheres.
O evento contou com a participação de oito agentes da Patrulha Maria da Penha, que ficaram responsáveis pela panfletagem informativa nos comércios da região. Além disso, a ação organizou uma blitze em pontos estratégicos ao redor da base, onde também foram distribuídos panfletos para reforçar a mensagem de apoio.
Também destaca-se que a base fixa da Patrulha Maria da Penha no Barreto está em funcionamento desde 10 de junho, onde oferece atendimento especializado, sala de acolhimento, Sala Lilás e brinquedoteca. Ela surgiu justamente para reforçar o combate à violência doméstica, que é tema também do Agosto Lilás.
Coordenada pela Guarda Civil Municipal (GCM), a Base da Patrulha Maria da Penha pode ser acionada a qualquer momento pelo telefone 153 ou por meio da rede de proteção local, que inclui a Delegacia da Mulher (DDM), a OAB e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
Desde que iniciou suas atividades, há 3 anos e 9 meses, a Patrulha já realizou 5.210 atendimentos, 38 palestras preventivas e 85 prisões.





