“Eduque-se sobre os métodos de fraude comuns nos seus jogos favoritos”
Com a expansão do setor de games, golpistas adentraram nesse cenário com o intuito de cometer práticas criminosas no ambiente virtual como roubo de identidade, vírus e ataque phishing.
A advogada especialista em direito digital e gamer, Moniche de Sousa, recomenda a comercialização de itens ou moedas por preços acessíveis. “Esses golpes geralmente acontecem dentro dos canais oficiais e podem resultar em perda de dinheiro e até banimento do jogo”.
Outra ação que tem sido colocada em prática para “enganar” os usuários é a metodologia Phishing, onde cibercriminosos realizam um ataque, “tentativa de enganar você para roubar informações de login por meio de e-mails ou sites falsificados que parecem legítimos” – alerta Moniche.
Jogos da modalidade Call Of Duty ou Fortnite, pro – players costumam usar bots e cheats, para Moniche, “nunca compartilhe suas informações pessoais ou de login, especialmente em sites e fóruns suspeitos. Downloads que prometem vantagem no jogo, mas que na verdade instalam malwares no seu dispositivo”.