A 11ª edição da Feira do Estudante de Guarulhos espera receber um público de cerca de 25 mil pessoas nos dias 14 e 15 de agosto no Adamastor, no Macedo. A expectativa da Subsecretaria da Juventude, organizadora do evento, é de um crescimento de 66% nos visitantes, na comparação com os 15 mil da edição anterior, que aconteceu em 2023.
Com o tema Protagonistas do Amanhã, a feira deste ano deverá ter por volta de 70 estandes de instituições universitárias, de idiomas, de cursos técnicos, de estágios, entre outras. Estarão presentes também diversas secretarias municipais para oferecer serviços gratuitos à população.
A Feira do Estudante, que acontece durante a Semana da Juventude, tem como objetivo oferecer alternativas para os jovens de Guarulhos, ampliando suas perspectivas para a continuação dos estudos, o encaminhamento da carreira, o empreendedorismo jovem e o fomento de projetos sociais em que sejam os protagonistas e os principais agentes de transformação do país, aproximando-os de instituições de ensino técnico, superior e de idiomas, públicas e privadas, auxiliando-os para que a escolha de suas carreiras profissionais seja mais pautada nas suas habilidades, possibilitando uma avaliação acertada de qual carreira seguir.
Algumas das novidades para este ano da feira são ações voltadas a novidades nas áreas tecnológica, marketing e de influenciadores digitais. “Hoje muitos jovens abandonam os estudos para tentar ser influencers, mas nós queremos reforçar, durante a feira, que é fundamental também que a pessoa desenvolva uma gama de conhecimentos variados ao longo da vida, principalmente aqueles voltados à tecnologia, cada vez mais presente e necessária atualmente”, comentou o subsecretário da Juventude, Joas Rodrigues de Melo.
Iniciativas como a Feira do Estudante permitem ainda que alunos se familiarizem com opções de estudo no exterior, esclareçam dúvidas sobre programas e universidades e planejem eventuais intercâmbios de forma mais assertiva. Ademais, oferecem aos estudantes a chance de conhecer uma série de áreas de atuação, conversar com uma ampla gama de profissionais e membros de universidades, de cursos técnicos e de estágios e até mesmo envolver-se em projetos de pesquisas por meio da interação com outros alunos e corpos docentes.
O evento contará também com uma série de palestras e atrações culturais, ainda a serem definidas, e oficinas de produção de vídeos para o YouTube e de podcasts.
Para as instituições de ensino, a Feira do Estudante será uma valiosa oportunidade para expor seus cursos, programas e diferenciais, além de interagir diretamente com os jovens, fortalecendo o vínculo com futuros estudantes, o que abrirá a possibilidade de crescimento da própria universidade. Terão a oportunidade, ainda, de ter um contato direto com outras instituições de ensino e assim observar tendências do mercado, além de apresentar opções atrativas de financiamento estudantil.
Imagem: Fabio Nunes Teixeira/PMG