domingo, outubro 26, 2025
Publicidade
InícioSuzanoEvento no Cineteatro Wilma Bentivegna marca 17 anos da Lei Maria da...

Evento no Cineteatro Wilma Bentivegna marca 17 anos da Lei Maria da Penha

Organizado pelo Cravi e apoiado pela prefeitura, ação contou com palestra, apresentação musical e presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da primeira-dama Larissa Ashiuchi

O Cineteatro Wilma Bentivegna, no centro, recebeu na manhã desta segunda-feira (07/08) cerca de 70 convidados para celebrar os 17 anos de criação da Lei Maria Penha (11.340), sancionada com o objetivo de coibir a violência doméstica e familiar. Organizada pelo Centro de Referência e Apoio à Vítima (Cravi), vinculado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, e apoiada pela administração municipal, a ação contou com uma palestra da advogada Patrícia Braga sobre a história da mulher que deu nome à lei, apresentação musical das crianças da Associação de Assistência à Mulher ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), e presenças do prefeito Rodrigo Ashiuchi e da presidente do Fundo Social de Solidariedade, a primeira-dama Larissa Ashiuchi.

Estiveram presentes representantes do Cravi, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), da Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal (GCM) de Suzano e da Ordem dos Advogados Brasil. No evento, foram reforçadas as mensagens de combate à violência contra a mulher e, especialmente, os canais de denúncia e acolhimento.

Larissa falou que o encontro com as mulheres é muito valioso para conscientizá-las sobre a importância do tema. “As mulheres não podem se calar. Não podemos admitir a violência em hipótese alguma. Por isso, reforçamos essa luta de diversas formas, informando os locais que garantem o atendimento às vítimas e incentivando as rodas de conversa, que buscam garantir os esclarecimentos necessários”, destacou a primeira-dama.

Por sua vez, o prefeito Rodrigo Ashiuchi enalteceu o trabalho que é feito em Suzano para promover o acolhimento devido às mulheres vítimas de violência. “Venho aqui agradecer ao empenho de todos os profissionais pelo envolvimento na luta pela defesa da mulher. A gente observa que as ações que são desenvolvidas resgatam inúmeras famílias. Nossa cidade tem se tornado exemplo de mobilização no combate à violência doméstica, o que tem se refletido diretamente na melhora da qualidade de vida das mulheres”, declarou o chefe do Poder Executivo municipal.

Participaram do evento os secretários municipais Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Gabinete), Alex Santos (Governo), Cintia Renata Lira (Administração); o assessor estratégico da Controladoria Geral do Município, César Braga; a coordenadora estadual do Cravi, Luane Natalle; a presidente da Aamae, Silvia Rangel; a coordenadora do Cravi em Suzano, Alessandra de Oliveira; a presidente da Comissão da Mulher da OAB de Suzano, Maria Margarida Mesquita; a presidente do CMDM, Laís Matos; e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha de Suzano, Jaqueline Lima.

Apoio

O canais de atendimento para as mulheres são:

A Rede de Atenção à Pessoa Vítima de Violência Doméstica e Sexual (RAPSVDS) – (11) 4745-2107, (11) 4745-2104 e (11) 4745-2114

A Central de Atendimento à Mulher em situação de violência – 180

A Polícia MIlitar – 190

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) – (11) 4743-2588

O Conselho Tutelar de Suzano – (11) 4748-5940

O Cravi – (11) 4745-2180

A Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) – (11) 4748-8040

A OAB de Suzano – (11) 4748-7473

‘Agosto Lilás’

A atividade realizada nesta segunda-feira abriu oficialmente a programação referente ao “Agosto Lilás”, mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Ao longo das próximas semanas, a Prefeitura de Suzano promoverá e apoiará inúmeras ações relacionadas ao tema, conforme cronograma abaixo:

Dia 8: Projeto “Cravi Vai à Escola”, em parceria com a Patrulha Maria da Penha nas escolas municipais

Dia 9: Plantão de Dúvidas no CEU Gardênia, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas

Dia 10: Plantão de Dúvidas na Estação Suzano (CPTM), das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas

Dia 11: Grupo de Mulheres “Maria, Maria” na Aamae Suzano, localizado na rua Hélio Guimarães Lanzas, 395, Cidade Miguel Badradas 14h30 às 16h30

Dia 12: Plantão de Dúvidas na Aamae, das 13 às 14 horas

Dia 12: Adesivaço com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, na Praça dos Expedicionários, entre 9 e 13 horas.

Dia 25: Palestra orientativa com a Secretaria Municipal de Governo e convidados no Cineteatro Wilma Bentivegna, às 9 horas.

Dia 26: Caminhada com a Patrulha Maria da Penha, saindo do Paço Municipal em direção à Praça João Pessoa, às 14h30.

Crédito das fotos: Luana Bergamini/Secop Suzano

Secretaria Municipal de Comunicação Pública
Prefeitura de Suzano
(11) 4745-2136

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES