segunda-feira, outubro 27, 2025
Publicidade
InícioSuzanoEntrega do Residencial Suzano II simboliza ano de conquistas na Habitação

Entrega do Residencial Suzano II simboliza ano de conquistas na Habitação

Secretaria de Planejamento Urbano celebra avanço de processos que viabilizaram moradias, matrículas e regularizações fundiárias por meio de iniciativas federais, estaduais e municipais

A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação celebra o ano de 2023 com avanços no que diz respeito à moradia em Suzano. O balanço de ações registradas destaca a entrega dos 600 apartamentos do Residencial Suzano II e de matrículas para moradores dos bairros Vila Barros, Jardim Belém e Nova Vila Rica, além da garantia da ordem de serviço para a regularização fundiária do Ramal São José e da Vila do Sapo. A pasta ainda aponta parcerias e serviços inovadores que foram concretizados para a melhoria do controle territorial e da qualidade de vida na cidade. Por fim, foi ressaltado o evento “Suzano do Amanhã +5”, como um símbolo do progresso da cidade.

Em relação ao Residencial Suzano II, no Jardim Europa, foram oficializadas em 6 de abril e 27 de novembro, respectivamente, as entregas dos 300 apartamentos do condomínio A e dos outros 300 do condomínio B, viabilizados pelos programas “Minha Casa Minha Vida”, do governo federal, e “Casa Paulista”, do governo estadual. A conclusão deste processo pôs fim a uma intensa luta travada pelo Poder Executivo suzanense para a finalização da obra, iniciada em 2015, e que foi paralisada com mais de 90% de conclusão por conta da saída da empresa responsável. Durante este intervalo, as famílias conviveram com incertezas sobre a entrega do condomínio já que, após a construtora deixar o projeto, o local chegou a ser invadido e um processo de reintegração de posse precisou ser realizado, em 2017, para manter vivo o sonho da casa própria.

Para promover a moradia a outras famílias, a Prefeitura de Suzano também promoveu, em 2023, dois eventos que garantiram a entrega de matrículas de unidades habitacionais. O primeiro foi realizado em 13 de janeiro, no Cineteatro Wilma Bentivegna e, na ocasião, oito famílias do bairro Nova Vila Rica, do distrito de Palmeiras, receberam os documentos que ratificaram a regularização concluída em 23 de dezembro do ano passado. Em 18 de outubro, houve a entrega de outras 78 matrículas no anfiteatro Orlando Digenova, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, beneficiando famílias remanescentes de processos de regularização fundiária que também já haviam sido concluídos. Nesta oportunidade, os documentos foram destinados a 38 residências da Vila Fátima, 23 da Vila Barros, 14 do Jardim Belém e três da Nova Vila Rica.

Para viabilizar esse mesmo documento para mais munícipes no futuro, o prefeito Rodrigo Ashiuchi garantiu, em 7 de novembro deste ano, a ordem de serviço para a regularização fundiária do Ramal São José e da Vila do Sapo, contemplando 150 e 350 famílias, respectivamente, após reunião realizada, na capital paulista, com a secretária-executiva da Secretaria de Estado Desenvolvimento Urbano e Habitação de São Paulo, Candelária Reyes. O trabalho faz parte do programa “Cidade Legal”, que contribui com a administração municipal para assegurar o direito à moradia e trazer mais segurança jurídica às famílias. Serão realizadas ações relativas à topografia, estudo ambiental, planos de regularização e urbanístico, cadastramento e encaminhamento da documentação junto ao cartório e registro de imóveis.

Novos serviços
Paralelamente aos temas ligados ao setor de Habitação, a pasta também atuou em muitas frentes por meio do setor ligado especificamente ao Planejamento Urbano. Em 19 de abril, foi lançada a Licença para Edificar Automatizada (Leda), ferramenta inédita no Alto Tietê e expoente no cenário nacional para emissão de alvarás de maneira automática e com estimativa de liberação do processo em até sete dias. A novidade implementada com suporte do sistema Acto, plataforma de aprovação de projetos on-line, foi pensada para garantir mais agilidade e desenvolvimento para a cidade, poupando os profissionais da construção civil de uma espera que chegava a 90 dias.

Também neste ano, o setor passou a disponibilizar novas funcionalidades pelo portal de georreferenciamento de informações GeoSuzano (www.geosuzano.com.br/), a fim de contemplar o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA). Essa foi a quinta atualização da ferramenta, que visa a democratização dos dados públicos, facilitando a rotina de engenheiros, arquitetos e demais interessados nas informações. Com isso, os usuários podem consultar as áreas propostas para o recebimento de unidades de conservação, reservas legais, áreas prioritárias para recuperação e conservação e pontos de amostragem.

Parcerias
Em 2023, o setor deu efetivo início aos projetos que contam com a parceria da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Um deles é a “Estruturação do Sistema de Áreas Livres e Verdes em Suzano”, que motivou encontros realizados nos meses de março e junho para debates sobre o tema das áreas verdes e livres no município. O objetivo foi aprofundar os estudos que auxiliem na construção de uma base de dados e informações sobre esses espaços. Em outubro foi realizado o workshop “O que tem atrás desse muro?”, que contou com a participação de alunos e professores da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, com o intuito de apresentar ideias para o projeto de revitalização de três áreas públicas do município.

Outro tema abordado em conjunto entre a prefeitura e a instituição foi o “Mapeamento de ilhas de calor e ruído”. Em março, os alunos e professores concluíram uma primeira rodada de coleta de dados, na sequência, em maio, foram instaladas quatro mini estações meteorológicas em três escolas nos bairros Jardim Colorado, Cidade Boa Vista e Jardim Imperador, assim como no Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, no centro, a fim de coletar informações para estudo.

Com a participação dos professores que integram os dois projetos realizados em parceria com a Universidade Presbiteriana Mackenzie, ainda foi promovido, em agosto, o Seminário Internacional “Suzano do Amanhã + 5”, que contou com a participação de especialistas de países como Alemanha e Espanha. O objetivo foi debater questões e problemas contemporâneos como as mudanças no clima, na primeira infância e nas diversas transformações da sociedade que demandam adaptações do ponto de vista das cidades em todo o mundo. O debate contribuiu com propostas para a revisão do Plano Diretor de Suzano, que pretende preparar o município para os seus 100 anos.

Planos e projetos
A pasta também atuou para desenvolver projetos direcionados a outras secretarias da Prefeitura de Suzano, por meio da Diretoria de Planos e Projetos. Como exemplo, foi executado um trabalho relacionado ao Centro de Bem-Estar Animal, que vai ser instalado no Parque Municipal Max Feffer (avenida Senador Roberto Simonsen, 90 – Jardim Imperador). O espaço contará com clínica veterinária, gatil e um abrigo com capacidade para cerca de cem pets que foram abandonados. A estrutura terá 346 metros quadrados de área construída e contará com recepção e salas de atendimento e cirurgia, sendo possível realizar procedimentos de baixa e média complexidade. O equipamento ainda efetuará castrações, aplicações de vacinas e algumas cirurgias, estando disponível para qualquer morador.

O setor também foi responsável, entre tantos outros, pelo projeto de revitalização da área que compreende as avenidas Atlântida, Atlântica, Manoel Virgínio de Jesus e a rua 14, no Jardim Revista, que é denominado Corredor Ecológico. Este espaço receberá uma pista de caminhada composta por piso intertravado e nova calçada, com 2,93 quilômetros de extensão e passará por um processo de aperfeiçoamento de drenagem, revitalização de quadra esportiva e instalação de um playground. A pista de caminhada, pensada justamente na prática de exercícios por parte da população do bairro, irá margear as vias em trechos específicos, facilitando a interligação entre elas e possibilitando a mudança de traçado por parte dos pedestres. O Corredor Ecológico ainda receberá trechos de passeio público feito de concreto, de 1,32 quilômetro, para melhor mobilidade dos pedestres.

O secretário municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Elvis Vieira, destacou que 2023 foi um ano de conquistas e de muito debate em torno do progresso da cidade. “A entrega dos apartamentos do Residencial Suzano II realmente foi um marco para a pasta. Tínhamos o grande objetivo de concluir esse processo, garantindo as moradias para as 600 famílias que há tanto tempo esperavam por isso. Toda a nossa equipe trabalhou muito para que essa ação fosse concretizada, como também nos empenhamos em proporcionar o avanço em tantos outros temas, referentes ao planejamento territorial e o bem-estar dos munícipes. Apresentamos importantes serviços e ferramentas que estão agilizando processos e facilitando a vida dos cidadãos. As parcerias ainda nos ajudam a discutir propostas para o desenvolvimento da cidade”, avaliou Vieira.

Por sua vez, Ashiuchi ressaltou o processo de transformação que Suzano vem passando para aperfeiçoar a estrutura urbana sem deixar de lado o segmento de moradias. “A questão climática é fundamental para nosso avanço, sabemos das mudanças pelo qual o mundo está passando e temos que estar atentos a estes processos e minimizar o que pudermos os impactos destas alterações. Em paralelo, não podemos esquecer de quem contribui com o crescimento da cidade, que são os nossos moradores, por isso avançamos neste segmento também para buscar moradia digna à nossa população”, definiu o prefeito.

Créditos das fotos: Mauricio Sordilli/Secop Suzano e Luana Bergamini/Secop Suzano

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES