A Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Serviços Municipais, realizou a remoção de cinco Palmeiras Imperiais que apresentavam risco iminente de queda. Os exemplares estavam no terreno da Gibiteca Mauricio de Sousa e receberam laudo favorável da Defesa Civil para o corte, já que ofereciam riscos à população.
A ação foi acompanhada pela Diretoria de Ensino de Jacareí, responsável pela Escola Estadual Major Guilhermino Mendes de Andrade, que fica ao lado da Gibiteca. De acordo com David Inácio, Secretário de Serviços Municipais, uma equipe de 15 profissionais – composta por podadores, operadores, coordenação técnica e direção – esteve empenhada na ação.
Cada um dos exemplares removidos tinha mais de vinte metros, além de 1,5 metro de diâmetro, aproximadamente. As árvores apresentavam raízes expostas, que comprometiam a sustentação. De acordo com a Prefeitura de Santa Isabel, todo procedimento foi realizado com segurança e sob o acompanhamento de especialistas.
O Executivo Municipal afirma ainda que, apesar de as Palmeiras Imperiais serem espécies de estimado valor, elas causavam riscos aos veículos e transeuntes. A Prefeitura de Santa Isabel reforça que continua empenhada em repor as espécies em locais seguros. A Gibiteca Mauricio de Sousa retomará às atividades na tarde deste sábado (07/01), após a limpeza do local.





