sexta-feira, outubro 24, 2025
Publicidade
InícioGeralCarretas do programa estadual Via Rápida estão paradas em pátio sem ser...

Carretas do programa estadual Via Rápida estão paradas em pátio sem ser utilizadas

Denúncias recebidas pela reportagem do JM metrópole apontam que as carretas utilizadas no programa estão paradas e supostamente abandonadas há bastante tempo em um pátio da Fatec de Franco da Rocha.

Lançado em julho de 2013 pelo então governador Geraldo Alckmin, o programa Via Rápida, Hoje chamado Qualifica SP, coordenado pela secretaria do desenvolvimento econômico, utilizou carretas como equipamento de formação, capacitação e desenvolvimento profissional itinerante, de forma gratuita para pessoas que buscam ingressar no mercado de trabalho ou montar seu próprio negócio.

As unidades do Via Rápida, contam com laboratórios, salas de aulas e oficinas equipadas com máquinas e ferramentas didáticas para a formação, capacitação e desenvolvimento profissional dos participantes do programa.

Segundo o então governador Alckmin, a principal característica desse formato é a flexibilidade para atender as necessidades das indústrias, já que um -programa itinerante podendo atender um grande numero de pessoas em todo o estado de São Paulo.

A Secretaria de Desenvolvimento do Governo de São Paulo respondeu ao questionamento do JM Metrópole.
“ As carretas do programa Via Rápida, atualmente Qualifica SP, localizadas no pátio de Franco da Rocha, passam por reforma e modernização das estruturas. Assim que o processo for finalizado, elas serão disponibilizadas para ofertar os cursos à população”.

A secretaria explicou ainda a nossa reportagem, que em 2023, foram oferecidas mais de 2.500 vagas em cursos profissionalizantes gratuitos nas unidades móveis e, em 2024, quase 2000, atendendo a diferentes municípios paulistas. E que o Governo de São Paulo investe nas parcerias em cooperações interinstitucionais com outras pastas e municípios para ampliar o alcance da população aos cursos oferecidos, em especial as pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A secretaria não informou ao JM Metrópole sobre algum prazo para o término da reforma das carretas e reinício do programa.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES