segunda-feira, outubro 27, 2025
Publicidade
InícioGeralBuscas por Black Friday aumentam 24% no último ano

Buscas por Black Friday aumentam 24% no último ano

A Black Friday se aproxima e os consumidores já estão se preparando. Segundo o Google, as buscas pela data aumentaram 24% em relação ao ano passado.
De acordo com a empresa, isso indica que há uma retomada da confiança dos consumidores e mais interesse em fazer compras no período.

Outras informações
Dois em cada três brasileiros pretendem comprar na Black Friday. Entre as categorias mais procuradas estão moda, beleza, eletrodomésticos e celulares.
Assim, para cada categoria há um comportamento de compra, sendo que, normalmente, quanto maior o preço, maior a antecipação de compra:

Alta antecipação (1 mês e meio antes): eletrodomésticos, móveis, computadores, TVs e celulares;
Média antecipação (1 a 3 semanas antes): calçados, livros e papelaria, beleza, perfumaria e brinquedos;
Baixa antecipação (3 dias ou no mesmo dia): alimentos, artigos para pets, bebidas e itens de bebê.
O preço baixo também é um fator determinante nas compras, segundo 1 em cada 4 brasileiros. Os outros fatores determinantes mais citados são a qualidade dos produtos, confiabilidade da loja e o tempo de entrega e custo do frete.

Porque isso é importante
Segundo Gleidys Salvanha, Diretora de Negócios para o Varejo do Google Brasil, é preciso diversificar as campanhas para ter um aumento nas vendas.
Isso parte da ideia de que as compras não são mais lineares, mas sim, têm múltiplas jornadas, com cerca de 180 mil possibilidades de jornada para cada consumidor.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES