domingo, dezembro 7, 2025
Publicidade
InícioEconomiaBanco Central Barra Milhares de Contas Bancárias Falsas em Uma Semana

Banco Central Barra Milhares de Contas Bancárias Falsas em Uma Semana

Em sua primeira semana de operação, o serviço BC Protege+, desenvolvido pelo Banco Central, impediu a abertura de 6.879 contas bancárias fraudulentas. O balanço mais recente da instituição aponta que 238,6 mil usuários ativaram a proteção, resultando em 5,2 milhões de consultas realizadas por instituições financeiras para validar pedidos de abertura de contas ou inclusão de novos titulares.

Os dados foram compilados até as 16h15 da última sexta-feira (5). Lançado na segunda-feira (1º), o BC Protege+ é um serviço gratuito destinado a fortalecer a proteção de cidadãos e empresas contra fraudes relacionadas à abertura de contas-correntes, contas de poupança e contas de pagamento pré-pagas.

Ao ativar o serviço, o usuário formalmente declara sua intenção de não abrir novas contas ou ser incluído como titular ou representante em contas de terceiros. As instituições financeiras são obrigadas a consultar o sistema antes de efetuar a abertura de qualquer conta.

A ferramenta serve como uma camada adicional de segurança, auxiliando na prevenção de fraudes de identidade e evitando a contratação indevida de produtos financeiros por meio de contas abertas ilegalmente em nome do cidadão ou da empresa.

Para ativar o BC Protege+, o usuário deve acessar a área logada do Meu BC utilizando uma conta gov.br de nível prata ou ouro, com a verificação em duas etapas habilitada. Após localizar o serviço BC Protege+, basta ativar a proteção. Colaboradores de empresas registrados no gov.br também podem ativar a proteção em nome da organização. A escolha é registrada no sistema e automaticamente comunicada às instituições financeiras durante a consulta de dados do cliente.

Caso o usuário deseje abrir uma conta ou ser incluído na de terceiros, é necessário acessar o BC Protege+ e desativar temporariamente a proteção. O Banco Central recomenda agendar uma data para a reativação automática da segurança após o procedimento.

O serviço é oferecido gratuitamente e pode ser ativado ou desativado a qualquer momento, conforme a necessidade do usuário.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES