As eleições de 2022 acabaram e nenhum dos 16 vereadores de Guarulhos, que a disputaram, conseguiu se eleger a uma vaga na ALESP (Assembleia Legislativa do Estado de SP) e Câmara dos Deputados.
Alguns especialistas na política municipal, já vislumbram uma possível mudança de posição inclusive dos parlamentares da base do governo. A possibilidade vem do fato de que esses vereadores da base governista tiveram sua imagem arranhada por terem aprovado projetos bastante impopulares, como a “Taxa do Lixo”, e, segundo os analistas políticos, não tiveram durante a campanha de 2022, o devido apoio e respaldo do governo municipal de Guarulhos.
Ainda de acordo com a análise dos especialistas, o governo municipal deixou seus parceiros a deriva e somente mostrou publicamente apoio a deputados mais influentes deputados Jorge Wilson Xerife(REPUBLICANOS) e Cezinha Madureira(PSD).
Pelo lado dos vereadores de Guarulhos que compõem a bancada da oposição, o resultado das urnas também não foi nada animador. Nem nem mesmo os altos valores recebidos do FUNDÃO foram capazes de alavancar candidaturas como por exemplo a da vereadora Márcia Taschetti(PP), que recebeu pouco mais de 8.000 votos, e do vereador Edmilson Sousa(Psol) que não chegou a 20.000 votos. A vereadora Janete Pietá(PT), que concorreu a vaga estadual, destacou-se entre os colegas e recebeu mais de 50.000 votos, o que também não foi suficiente para conquistar uma vaga na ALESP.