terça-feira, fevereiro 10, 2026
Publicidade
InícioMeio AmbientePREFEITURA DE SUZANO DECRETA CALAMIDADE E BUSCA JUSTIÇA PARA NORMALIZAR COLETA DE...

PREFEITURA DE SUZANO DECRETA CALAMIDADE E BUSCA JUSTIÇA PARA NORMALIZAR COLETA DE LIXO

A Prefeitura de Suzano oficializou o estado de calamidade ambiental e sanitária no município por meio do decreto nº 10.350, publicado neste domingo (08/02). A medida foi tomada em resposta à paralisação dos serviços essenciais de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos pela concessionária responsável, que deixou de cumprir o contrato desde a última quinta-feira (05/02).

Nesta segunda-feira (09/02), o prefeito Pedro Ishi reuniu-se com mais de cem colaboradores da empresa e representantes sindicais no Cineteatro Wilma Bentivegna. Durante o encontro, o chefe do Executivo foi comunicado oficialmente sobre a falta de pagamento de salários e benefícios aos trabalhadores, situação que classificou como “inadmissível” e “revoltante”. Ishi firmou o compromisso de acionar a Justiça do Trabalho para encontrar uma solução que garanta os direitos dos profissionais e a retomada dos serviços.

Operação de emergência
A administração municipal reiterou que todos os repasses financeiros à concessionária estão rigorosamente em dia. Diante da falha da empresa, equipes da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos assumiram a coleta de lixo e a limpeza das feiras livres em toda a cidade desde o sábado (07/02). O trabalho emergencial mobilizou servidores e a frota municipal para atender bairros como o Jardim São José, Cidade Miguel Badra e Vila Helena.

O secretário de Assuntos Jurídicos, Renato Ferraris, explicou que a prefeitura está realizando um estudo detalhado sobre o contrato e os instrumentos legais para definir o melhor caminho jurídico. A notificação para a retomada imediata dos serviços já foi publicada pela Imprensa Oficial, alertando que a interrupção coloca em risco a saúde pública e o meio ambiente.

Apoio sindical
Os sindicatos que representam as categorias envolvidas (Siemaco e Sindicato dos Rodoviários) manifestaram apoio à prefeitura e pediram união aos trabalhadores. Carlos José da Silva, o Carlão da Limpeza, e Felix Serrano de Barros destacaram que a prioridade é resolver o problema o mais rápido possível para que os funcionários não sejam prejudicados pela inadimplência da concessionária.

A prefeitura informou que continuará atuante com equipes de prontidão nas ruas para mitigar os impactos da greve e manter a ordem urbana até que o serviço regular seja restabelecido.

Foto: Divulgação/Secop Suzano

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES