A terça-feira (12) foi um dia histórico para o projeto que vai trazer o metrô até a cidade de Guarulhos, ajudando milhares de pessoas a ganhar mais tempo nos deslocamentos para o trabalho, o estudo e outras atividades cotidianas. Nesse dia, o presidente Lula assinou a ordem de liberação de R$ 10 bilhões para viabilizar a extensão da linha 2 do metrô, chegando finalmente até Guarulhos. Até o governador Tarcísio de Freitas, eleito com apoio de Jair Bolsonaro, se derramou em agradecimentos ao presidente.
Para o deputado federal de Guarulhos, Alencar Santana (PT), a liberação dos recursos por parte do governo federal é um passo importante para a concretização do projeto. “Esse é um sonho antigo da nossa cidade e tenho muito orgulho de ter criado, lá em 2013, o movimento ‘Guarulhos Quer Metrô’, uma luta coletiva que está gerando frutos. Ainda faltam etapas importantes para esse sonho se concretizar, mas não está longe de vermos os trens do metrô chegarem até Guarulhos”, comemora o deputado.
O movimento que o deputado cita foi abraçado, inclusive, pelo presidente Lula. Quando não estava mais no governo, em uma das visitas a Guarulhos, o líder petista vestiu literalmente a camisa do movimento. Ao longo de vários anos, o movimento “Guarulhos Quer Metrô” recolheu milhares de assinaturas de apoio à causa, realizou audiências públicas e reuniões com autoridades, além de ações de divulgação desse sonho da população guarulhense.
“Na campanha do ano passado, o então candidato Lula prometeu que, se fosse eleito, iria trazer o metrô para a cidade. Com essa inclusão do projeto no PAC, o presidente está cumprindo a sua promessa. E muito mais coisa vai voltar para Guarulhos, como o Minha Casa Minha Vida, os investimentos em saúde e educação, entre outras áreas. Foi só o Lula voltar ao governo que a cidade voltou a ser olhada com carinho e a atenção que merece”, relata Alencar Santana, que foi o líder do governo Lula na Câmara dos Deputados no mês de novembro.





