Familiares de bebês com necessidade de UTI Neonatal precisavam correr atrás do serviço em outros municípios para salvar os recém-nascidos. Não precisam mais. A Prefeitura de Arujá inaugurou nesta sexta-feira (25) a 1ª Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal da história da Cidade. O equipamento funciona na Maternidade Municipal Dalila Ferreira Barbosa, no Jardim Renata.
“A Prefeitura honra um compromisso assumido com a população arujaense. Agora, nossa Maternidade Municipal está estruturada para cuidar dos recém-nascidos que precisam de UTI Neonatal”, destacou o prefeito Luis Camargo, o Dr. Camargo, acrescentando que a iniciativa integra o Programa Municipal Arujá +Saúde pra Você.
A UTI Neonatal dispõe de quatro leitos fixos e um móvel (isolete) para transporte seguro de ambulância à outra unidade. O serviço, que passa a funcionar a partir deste sábado (26), está completamente equipado para excelência, o que inclui incubadoras/berços aquecidos, ventiladores mecânicos, monitores de frequência cardíaca e respiratória, entre outros itens.
Um time de 19 profissionais atua no novo equipamento. São cinco enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, quatro fisioterapeutas, um supervisor assistencial, um médico visitador e um médico plantonista neonatologista. “Esperamos que nenhuma criança tenha de fazer uso da UTI Neonatal, mas, se precisar, agora haverá esse atendimento emergencial”, ponderou o prefeito.
O prefeito descerrou a placa de inauguração, ao lado do vice-prefeito Betinho, do secretário municipal de Saúde, Leonardo Reis; da Câmara Municipal, incluindo o vereador Vinícius Pateta – que enviou verba para implantação da unidade; do médico neonatologista Tarceu Pinto de Sousa e equipe; do presidente João Carlos de Oliveira Filho e da superintendente Priscila Araújo, ambos da Organização Social AMIS.