quarta-feira, julho 24, 2024
Publicidade
InícioGuararemaAlunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema visitam o Museu Catavento

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema visitam o Museu Catavento

Pelo Programa Visitando Museus, crianças do 3º ano do Ensino Fundamental retornaram ao espaço localizado em São Paulo para uma aula-passeio em roteiro inédito

O Programa Visitando Museus, desenvolvido pela Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria de Educação de Guararema, já é a atividade mais aguardada pelas crianças da Rede Municipal de Ensino. Em junho, a turma que embarcou nesta aventura foi o 3º ano do Ensino Fundamental. Ao todo, mais de 400 alunos participaram de aulas-passeio no Museu de Ciências Catavento Cultural.

Seguindo a mesma dinâmica utilizada nos meses anteriores, com as turmas do 1º e 2º ano, o passeio começa às 7 horas. Tudo se inicia com um reforçado café da manhã nas unidades escolares e, por volta das 8 horas os pequenos embarcam em ônibus com destino à São Paulo.

Embora em 2023 os alunos que hoje são do 3º ano já tivessem visitado o mesmo espaço cultural, houve a preocupação em desenvolver um roteiro especial e diferenciado para cada turma. E essa missão foi cumprida com sucesso, já que o Catavento Cultural possui extensa área interna e externa, que abriga acervos com tipologias ligadas à ciência e à tecnologia, desde locomotivas, aviões e fósseis, até acervos vivos, como peixes e borboletas.

Como é protocolo da Educação de Guararema, para garantir a segurança no passeio, além do professor da turma e dos representantes da Secretaria, foram contratados monitores especialmente para acompanhar o trajeto e visita.

Na volta para Guararema, as crianças aproveitaram um kit lanche composto por pão com queijo, suco, bolacha e maçã, e já de volta às escolas todas as crianças receberam uma lembrança alusiva ao espaço visitado: um lança bolhas de sabão, para que continuem desenvolvendo a criatividade, a imaginação e a percepção tátil e visual.

Próximos passeios
Em agosto, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental visitarão o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, em uma experiência sensorial, tecnológica e interativa que leva ao conhecimento das origens da Língua Portuguesa e sua constante transformação.

“Por meio de ações como esta, a Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da Secretaria de Educação, reforça seu comprometimento com uma educação de qualidade, que proporciona mais do que uma boa formação acadêmica, mas uma formação cidadã, em que os alunos, fora das quatro paredes da sala de aula, podem vivenciar novas experiências que contribuem para a formação integral dos mesmos, momentos em que são aperfeiçoados em múltiplos aspectos, como resiliência, flexibilidade, inteligência emocional e criatividade”, resume a secretária municipal de Educação, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes.

Visitando Museus
O Programa “Visitando Museus”, da Secretaria Municipal de Educação, teve início em 2023 e tem o objetivo de proporcionar o contato dos alunos do Ensino Fundamental com espaços, localizados na cidade de São Paulo, voltados à Educação e Cultura.

No Programa, todos os alunos do Ensino Fundamental (1º ano ao 5º ano) visitam museus da Capital Paulista, sendo que cada ano escolar conhece um local específico, onde exercitam o olhar e vivenciam um aprendizado leve e dinâmico.

Os museus selecionados criam oportunidades de diálogo entre o que acontece nas escolas e o que ocorre fora delas, além de serem uma excelente forma de aprofundamento, incentivo à curiosidade, ao pensamento crítico e ao raciocínio lógico das crianças.

Publicidade
ARTIGOS RELACIONADOS
Publicidade

MÚSICA E ENTRETENIMENTO

ARTIGOS POPULARES